Voltar

O poder da negociação

 

A todo instante as pessoas negociam, mas sequer se dão conta disso. A arte de negociar vai muito além das tradicionais propostas dos vendedores. Seja no trabalho, com os amigos, ou com a família, a vida é um constante exercício de negociação. E essa competência, é hoje, uma habilidade imprescindível, em qualquer área de atuação, especialmente para aqueles profissionais atentos e que buscam a evolução na carreira.

 

Porém, saber negociar exige atenção, capacidade de argumentar e empatia. Para alcançar bons acordos, mais do que intuição é preciso dominar algumas técnicas, com o objetivo de obter resultados vantajosos para ambos os lados. Por meio de diretrizes que privilegiem a ética, transparência e comunicação é possível, por exemplo, impor limites, conseguir oportunidades profissionais, menos retrabalho, segurança para dizer não, facilidade de relacionamento com a equipe, entre outros benefícios.

 

E para aprender e se aperfeiçoar na arte da negociação, confira algumas dicas que podem ajudar, com excelentes resultados.

 

  • Defina seus objetivos: essa fase é muito importante, por isso, antes de iniciar a negociação, estabeleça as metas que tem em mente e qual a sua ordem de importância.

 

  • Saiba ouvir: dê a oportunidade para a outra pessoa falar, pois, dessa forma você terá informações suficientes para argumentar e expor sua ideia. Controle a ansiedade, transmita tranquilidade e, especialmente, saiba ouvir o seu interlocutor.

 

  • Preocupe-se com a comunicação: utilize linguagem simples e adequada para cada situação. Fale sem exageros e, o mais importante, seja sincero, evitando tom mais agressivo ou elevar a voz.

 

Ceda para conquistar: é importante pensar em que áreas pode ser mais flexível e, se for preciso, ceda. Em contrapartida, ofereça outras compensações, para que sejam vantajosas também para você.