Voltar

Trabalho home office, você está preparado?

 

Tradicionalmente exercida por profissionais autônomos, a prática do home office vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais as empresas que estão investindo, nessa modalidade de trabalho, como forma de reduzir custos e também gerar produtividade. Isso porque a realidade mudou e o que antes era impensável, pode, agora, ser a oportunidade de quebrar barreiras e garantir alguns benefícios, entre eles mais satisfação e retenção dos colaboradores.

 

Mas para que a prática seja bem-sucedida, tanto empresa quanto colaborador precisam estar preparados para a nova tendência. Do lado corporativo, as companhias têm investido em políticas de home office, com um programa estruturado, contemplando cargos, áreas e departamentos, além de forte mudança cultural. Já do lado do colaborador, cabe ao profissional estar atento à nova realidade e preparar-se, adequando seu ambiente familiar para receber a nova atividade.

 

De acordo com pesquisa realizada pela SAP Consultoria, em mais de 200 empresas nacionais e multinacionais, de diferentes segmentos e regiões do País, alguns setores têm investido mais no trabalho remoto, como a área de Tecnologia da Informação, com mais de 19%; seguida pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento, com 15%; e químico/petroquímico/agroquímico, bens de consumo, eletroeletrônico, metalúrgico, entre outros.

 

Nesse novo cenário, trabalhar remotamente requer alguns cuidados, e a organização e disciplina são as palavras-chave, em home office. E para ter melhor desempenho, confira algumas dicas que facilitarão sua nova rotina:

 

  • Defina o espaço dentro do lar que será a sua “estação de trabalho”. Desta forma, você livra-se das distrações espalhadas pela casa.
  • Elabore uma rotina básica, otimizando seu tempo, para que seu trabalho renda mais.
  • Evite que os problemas domésticos interfiram em seu trabalho. Estabeleça com os familiares algumas regras, ou códigos, que sinalizem que você não pode atendê-los a todo momento.
  • Faça pequenas pausas, durante o trabalho. Mas atenção para não desviar-se e perder o foco. Aproveite o momento para retomar o fôlego e ampliar o nível da produtividade.