Voltar

Série: O acesso das redes sociais no trabalho

 

O acesso às redes sociais durante a jornada de trabalho tem sido uma prática comum em boa parte das empresas. Quer seja numa reunião de equipe ou mesmo durante as tarefas diárias, acessá-las já faz parte da rotina dos colaboradores. Longe de ser uma atividade positiva, a atitude tem efeitos negativos na eficiência e também no bem-estar dos profissionais.

 

Estudo realizado pelo professor de computação da Middle Tennessee State University, Stoney Brooks, comprova que acessar as redes sociais durante o horário de trabalho reduz a produtividade, inclusive dos colaboradores mais concentrados. A partir desse estudo, observa-se que ao investir pouco tempo que seja no acesso, seja pelo computador ou smartphone, o profissional tem mais dificuldades para retomar a tarefa, além de resultar em menos eficiência.

 

Além dos prejuízos causados à realização das tarefas, a prática pode ocasionar prejuízos à imagem do profissional, uma vez que, ao acessar constantemente as redes sociais, pode ser penalizado com advertências do gestor ou até mesmo com a demissão, em casos mais graves.

 

Por isso, o colaborador precisa estar atento à forma como se relaciona com a tecnologia, e utilizá-la a seu favor. Veja como é possível:

 

  • Use as redes sociais de forma mais consciente; mantenha-se no controle. Se notar que o hábito está exagerado, uma dica é desconectar e voltar a acessar quando concluir as tarefas.
  • Reserve um tempo para acessar as mídias sociais. Exemplo: pela manhã, antes de começar o expediente, ou no horário de almoço.
  • Silencie as notificações do computador, ou celular, dessa forma, você não se distrairá e manterá o foco nas atividades.