Voltar

Férias como fator de produtividade

 

Para muitas pessoas, a produtividade ainda está relacionada a intensas jornadas de trabalho, horas extras e plantões. Mas, contrariando esse pensamento, para ser mais produtivo e, consequentemente, trazer mais resultados, o profissional precisa ter um momento de descanso. O descanso é um pré-requisito para que o profissional se mantenha ativo e disposto para suas atividades essenciais. Além disso, a pausa favorece o restabelecimento da energia, revigorando-o para mais um período de trabalho.

 

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, foi possível notar que, entre as pessoas que saem de férias, 65% têm suas chances aumentadas de crescer na carreira. Isso porque, ao descansar, o profissional consegue se desligar do trabalho, concentrando-se em sua família, lazer e hobbies, assim, ao retornar, revela-se mais bem disposto e com energia redobrada.

 

Naturalmente, para cargos em que a demanda por responsabilidade é maior, muitos colaboradores têm mais receio de se ausentar, ou até medo de perder suas posições. Fundamental, no entanto, é encarar as férias como um período importante de relaxamento mental e físico. Para isso, vale estruturar um plano de descanso. Confira:

 

  • Se possível, opte por dividir as férias em dois períodos e, preferencialmente, em épocas diferentes. Dessa forma, poderá descansar e usufruir melhor do seu tempo.
  • Antes de sair de férias, é importante organizar o seu departamento para que se mantenha sem a sua presença. Se for preciso, seja o mais específico possível com suas tarefas e crie um manual de suas principais funções.
  • Planeje as atividades das férias, assim poderá se preparar melhor para aproveitar todos os momentos.
  • Desconecte-se de tudo o que estiver relacionado ao trabalho e aproveite, afinal, férias é uma questão de respeito à saúde.