Assim como na engrenagem de um carro em que todas as peças devem funcionar, uma auxiliando a outra para que o veículo se locomova, o mesmo acontece no dia a dia de uma empresa. Grandes ou pequenas organizações, seguindo a referência, são engrenagens que devem e precisam trabalhar em harmonia, para o bem da organização, bem como de todos os colaboradores e clientes envolvidos.
Mas, em algumas empresas, esse conceito de excelência no atendimento aos clientes internos não acontece e pode trazer resultados negativos para o negócio. Isso porque muitos profissionais não valorizam a importância do bom relacionamento entre as áreas. Para alguns, o recebimento de um e-mail com uma solicitação pode ser motivo de desentendimento, o que, naturalmente, pode prejudicar a execução das tarefas.
Um exemplo positivo da valorização ao atendimento interno às áreas, é o da Santillana Brasil, que investe no relacionamento entre os departamentos como forma que conquistar melhores resultados. Prova disso, é o olhar do Handel Vergari, auxiliar de compras da Santillana Brasil, para as demandas no seu departamento. Para ele, o diferencial para o bom atendimento do cliente (interno ou externo) é ter empatia, reconhecer a necessidade legítima e manter a postura de buscar uma solução rápida e eficaz. “É mais fácil e saudável conviver em harmonia com seu vizinho do que com brigas constantes. Da mesma forma, se o cliente é bem atendido sua relação com a empresa é positiva e mais proveitosa para ambos”, enfatiza.
A partir dessa prática de sucesso da companhia, nota-se que, quando cada setor da empresa se integra às suas atividades e oferece atendimento de qualidade às demandas internas, surge uma cadeia de excelência, que pode ser percebida desde a fabricação do produto até o resultado final.
Mas para obter sucesso nesse relacionamento entre as áreas, o profissional da Santillana deixa algumas dicas que podem fazer a diferença e trazer bons resultados. Confira:
- O cliente é uma pessoa única, com habilidades e limitações, por isso, tratar a todos de forma padronizada e impessoal, não é o mais adequado.
- Durante o atendimento, o profissional torna-se a imagem da empresa. Procure perceber qual imagem está transmitindo ao cliente e que suas atitudes e emoções representam a empresa como um todo naquele momento.
- “Respeito acima de tudo.” Atendemos pessoas e não apenas resolvemos problemas.