Voltar

Conheça a Síndrome TDAH

 

Rotulados por pessoas desatentas, hiperativas ou impulsivas, alguns profissionais podem sofrer de um transtorno que muitas vezes desconhecem. Trata-se do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que se caracteriza pelo descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e atenção. Inquietude e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos em adultos.

 

O TDAH é mais comumente diagnosticado em crianças, mas, em boa parte dos casos, essas pessoas crescem sem saber que a possuem. Por ser um distúrbio ainda cercado por dúvidas e incertezas, muitos adultos passam a vida sem descobrir e, assim, têm o seu tratamento prejudicado pela falta de orientação adequada.

 

Relacionando o problema ao ambiente profissional, é fácil compreender porque certas pessoas têm dificuldades em realizar algumas tarefas e, por isso, o diagnóstico correto e  tratamento adequado podem fazer a diferença. Para isso, é importante, se houver dúvida, procurar um médico especializado (psiquiatra ou neurologista), que poderá avaliar e, se comprovada, promover melhora significativa nas relações interpessoais com colegas, familiares e amigos.

 

No entanto, o profissional pode ficar atento a alguns sinais de alerta, como:

 

  • Rendimento abaixo da capacidade intelectual;
  • Falta de foco, atenção e dificuldade de seguir rotinas;
  • Dificuldade em planejar e executar as tarefas;
  • Frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões importantes;
  • Dificuldades para expressar suas ideias, colocar em prática o que está pensando;
  • Intolerância a situações monótonas e repetitivas;
  • Dificuldade para escutar e esperar a sua vez de falar, ou mesmo, manter-se em filas.