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Aprenda a transformar fornecedores em parceiros

 

O momento econômico incerto do país exige atenção redobrada para equilibrar os negócios, minimizando gastos e maximizando lucros.

 

Quando a economia está aquecida, essa visão tende a se tornar menos apurada, afinal de contas as vendas acontecem e o caixa da empresa fecha no azul com pouco esforço.

 

Mas na situação oposta, quando a economia esfria e as vendas se tornam mais raras, cuidar atentamente do equilíbrio entre receitas e despesas deixa de ser uma estratégia e passa a ser uma questão de sobrevivência dos negócios.

 

Mais do que nunca, nessas horas é preciso arrumar a casa e contar com os parceiros mais próximos para encontrar alternativas que, em conjunto, permitam superar com maior facilidade os desafios do momento.

 

Um dos caminhos mais aconselháveis para serem trilhados é o do estreitamento da parceria com os atuais fornecedores, porque já conhecem o seu negócio e podem proporcionar benefícios palpáveis a curto prazo.

 

Mas para conseguir isso, sua empresa deve assumir alguns compromissos e posturas que facilitam um verdadeiro trabalho em equipe:

 

Planejamento – defina todos os processos com antecedência e lógica, para que os parceiros possam se programar para atender as suas necessidades com qualidade e eficácia.

 

Transparência – compartilhe as suas metas e objetivos para que os fornecedores possam pensar junto com você nas melhores maneiras de chegar até eles.

 

Parceria – pense em produzir benefícios mútuos, trabalhando de forma colaborativa para que todos saiam ganhando: sua empresa, seus fornecedores e os seus clientes.

 

Custos – direcione seu foco para os valores negociados porque eles têm alto impacto nos dois lados do negócio: para quem vende e para quem compra. Custos altos significam redução da lucratividade, dificuldades para honrar pagamentos, redução da quantidade de compras e elevação do preço final, que pode representar o encalhe do produto quando o negócio está focado na venda para o varejo.

 

Monitoramento – os dois lados precisam ficar responsáveis pelo acompanhamento dos indicadores de desempenho, buscando a todo custo o melhor desempenho para ambos, com maior rentabilidade para os envolvidos.

 

Alternativas – apesar de todo esse esforço para desenvolver um relacionamento eficaz com seus parceiros, do ponto de vista de negócios nunca é aconselhável ficar limitado a um único fornecedor que, por razões às vezes alheias à vontade dele, pode falhar no fornecimento e não cumprir com as condições indispensáveis para a sobrevivência do seu negócio.

 

Portanto, você sempre deverá desenvolver um plano B, ou melhor, um fornecedor B, C ou até mesmo D que ofereçam condições reais para se tornarem bons parceiros.