Voltar

Trabalho voluntário: você já participa?

 

Ainda desconhecido por muitos, o trabalho voluntário aos poucos vem conquistando seu espaço, além de adeptos. Por essência, ser voluntário é ter o desejo de aplicar seus conhecimentos e habilidades especiais e participar de atividades que sejam importantes para a comunidade. É doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e com isso sentir que a própria vida tem um objetivo que há significado e importância.

 

Atualmente, muitas empresas têm investido em programas de voluntariado, como forma de envolver seus funcionários. Pensando nisso, com o objetivo de doar tempo e carinho a quem precisa, os funcionários da Santillana Brasil sentiram-se motivados e decidiram ir além: criaram a Comissão Interna de Voluntariado Moderna (CIVM), em 2005, hoje com dez anos possui aproximadamente 50 ações realizadas. De lá pra cá esse time vem ajudando muita gente, e entre as ações praticadas ao longo do ano, os voluntários promovem a arrecadação de livros para instituições, brinquedos para o Dia das Crianças, Campanha do Agasalho, Campanha da Páscoa e Campanha de Natal, com compra de presentes e de cestas básicas destinados a crianças e idosos.

 

Enquanto trabalham para alcançar seus objetivos, os voluntários da CIVM não desanimam e fazem o que podem para ajudar as pessoas a terem uma vida melhor. “O ser humano está cada vez mais individualista e a relação pessoal mais difícil. Temos que pensar em nossos filhos e netos, no bem estar das pessoas e no futuro do planeta”, enfatiza Márcia Menezes, Diretora Adjunta de Operações da Editora Moderna e uma das fundadoras da CIVM.