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6 dicas para melhorar sua comunicação interpessoal

 

Além de desempenharem bem suas funções, os profissionais que são referências em suas áreas costumam compartilhar uma característica essencial: uma boa comunicação interpessoal. 

 

A competência dessas pessoas é responsável por uma boa parte do sucesso que elas atingem na carreira. No entanto, fazer um bom trabalho não garante que alguém chegue tão longe quanto pode. 

 

A capacidade de se comunicar com colegas, chefes, clientes e fornecedores é o que os diferencia de outros bons profissionais, que não conseguem se fazer entender com a mesma eficiência. Afinal, quem não é visto –e ouvido–, não é lembrado. 

 

Mas como desenvolver esta habilidade? Pode parecer que os profissionais que se comunicam bem simplesmente nasceram com esse dom. Mas a comunicação interpessoal é uma habilidade como qualquer outra e, portanto, pode ser aprendida e praticada. 

 

Confira 6 dicas para melhorar sua comunicação interpessoal: 

 

1 - Atenção à linguagem corporal

 

Apenas uma pequena parte do que comunicamos se faz por meio de palavras. Nossos gestos, expressões, postura e movimentação têm um papel importante no que nossos interlocutores entendem. 

 

Tentar motivar uma equipe com palavras otimistas, mas uma postura retraída, os braços cruzados e o olhar baixo, transmite exatamente o significado oposto. 

 

Por isso, perceba o que seu corpo tem comunicado às pessoas e veja no que pode melhorar. A comunicação corporal é um campo amplo de pesquisa e é possível encontrar muita informação. 

 

Um bom começo para melhorar sua linguagem corporal é ler o livro "O Corpo Fala", de Pierre Weil. 

 

2 - O que sua voz comunica

 

Nossa voz traz muitas informações além daquilo que dizemos. Entonação, ritmo, ênfase e dicção são os principais aspectos da voz na comunicação. 

 

Uma boa comunicação depende de um ritmo adequado, nem muito lento, nem muito rápido; uma entonação forte e segura; ênfase nos pontos de maior importância; e palavras bem articuladas. 

 

Tudo isso é possível treinar. Fale diante de um espelho e procure entender o que falta para sua voz comunicar adequadamente. Gravar-se para escutar depois também pode ajudar. 

 

3 - Preste atenção às reações do interlocutor

 

Uma comunicação só é efetiva se nossos interlocutores nos entendem e se interessam pelo que falamos. É possível perceber tudo isso pelas suas reações. 

 

Observe a pessoa com quem você está falando, busque nas suas expressões e olhares se ela está "dentro" da conversa ou se sua mente vagueia por galáxias distantes.

 

4 - Linguagem adequada

 

Saiba adaptar sua linguagem à pessoa com quem você está falando. Cada ambiente e interlocutor tem um tipo de comunicação que se adequa melhor. Não fale na empresa da mesma forma que em um estádio de futebol, e vice-versa. 

 

5 - Olhos nos olhos

 

Nossos olhos comunicam muito mais do que pensamos. Mesmo que você tente transmitir segurança com palavras fortes e gestos imponentes, um olhar perdido no ambiente fala o contrário. 

 

Olhe nos olhos das pessoas com quem estiver falando. 

 

6 - Saiba escutar

 

Por fim, para se comunicar bem também é preciso saber ouvir o que os outros têm a dizer. Escute as pessoas com atenção e cuidado, e elas retribuirão fazendo o mesmo a você.