Voltar

Fim da licença-maternidade: como voltar ao trabalho?

 

Fim da licença-maternidade: como voltar ao trabalho?

 

No último mês, celebramos o Dia das Mães, data em que aproveitamos para revelar todo o carinho e afeto dedicado a essas mulheres especiais. E este mês, vamos abordar um tema que merece reconhecimento e atenção: a licença-maternidade.

 

Retornar ao trabalho depois da maternidade é motivo de muitas dúvidas e inseguranças. É uma fase na qual a mulher vive os primeiros dias da ansiedade de conciliar os papéis de mãe e profissional, e precisa se readaptar à nova realidade. A situação não é fácil, pois tem a difícil missão de deixar o filho com outra pessoa e voltar ao trabalho.

 

Naturalmente, após o período cuidando do filho, mães costumam sentir culpa por “abandonar” os pequenos. E pensando nessa necessidade especial, muitas empresas reconhecem ser um período que exige atenção e até estimulam a amamentação e o contato da mãe com o bebê, nessa fase, como é o caso da Santillana Brasil, que incentiva suas colaboradoras para exercer esse importante ato de amor.

 

Mas já de volta ao trabalho, há alguns passos que podem ser seguidos e que certamente facilitarão o exercício das atividades diárias. Confira:

 

- Converse com o gestor: discuta com seu líder quais serão seus desafios após o longo período de afastamento. Busque se envolver em novas atividades e rotinas de trabalho;

- Agende reuniões: procure se inteirar dos assuntos e projetos em andamento, para isso invista em reuniões de alinhamento com pessoas da equipe ou das áreas;

- Administre o tempo: a gestão de tempo passa a ser fundamental, saiba dosar as atividades do trabalho, da casa e do bebê.

 

E, para você, qual foi o maior desafio ao retornar ao trabalho depois da licença-maternidade?