Blogs Blogs

Back

Cérebro ativo em cada idade

 

As habilidades do cérebro humano mudam com o tempo, o que não quer dizer que são perdidas, mas sim alteradas. É o que revela um estudo divulgado na revista Você S/A feito no Massachussetts Institute of Technology (MIT), em parceria com o Hospital Geral de Massachussets, nos Estados Unidos, que identificou um tipo de inteligência que sobressai, em cada faixa etária.

 

Algo que se faz muito bem aos 20 anos de idade pode não ser feito aos 50. Porém, todos têm algo a oferecer em cada idade, justamente porque o cérebro está sempre mudando e se adaptando.

Aprenda a usar essa descoberta científica para evoluir sempre e não apenas profissionalmente:

 

- Aos 20 anos: o processamento de informações e a memória recente estão em alta, o que ajuda a absorver ao máximo cada novidade adquirida. Porém, a pessoa ainda não é capaz de fazer análises profundas, por não ter o conhecimento necessário. Com isso, deve observar para aprender coisas novas com calma e paciência.

 

- Aos 30 anos: já não existe a mesma rapidez para absorver as novidades, mas é a hora do melhor convívio social, o que facilita o networking. Não tente ser rápido e invista na interação social.

 

- Entre 40 e 50 anos: nessa fase a pessoa se torna mais sensível para entender e reconhecer as emoções das outras pessoas, assim, sabe lidar melhor com os outros. Em contrapartida, há baixa na memória de curto prazo e a dica é anotar os compromissos, para não perder nenhum prazo.

 

- Entre 60 e 70 anos: tudo o que foi aprendido na vida já está bem assimilado no cérebro e pode ser usado com eficiência. É uma fase com poder de comparação. Há facilidade em pegar um dado novo e relacionar com o que já vivenciou, fazendo conexões com as experiências do passado.