Voltar

Dia do Bibliotecário

 

Muito mais do que organizar os livros na estante, o bibliotecário é o profissional responsável por coletar, selecionar, processar, armazenar e distribuir as informações para que possamos chegar a uma biblioteca e encontrar o que precisamos.

 

Outra característica pouco conhecida é que os bibliotecários não atuam apenas no mundo dos livros, mas também, em outros sistemas que exijam uma análise sistematizada e organizada. Com o avanço da tecnologia, esses profissionais puderam agilizar o processo de captura das informações e disponibilizar com mais eficiência aos usuários.

 

Com cerca de 27 mil títulos impressos, além dos 53 mil objetos digitais e os 17 mil objetos da memória da empresa, a Editora Moderna tem à disposição de seus colaboradores um Centro de Informação e Documentação (CID). Neste importante departamento trabalha há 17 anos, Maryan de Fátima Leis Garcia, que é o exemplo vivo do grande amor a esta profissão.

 

Hoje, dia 12 de março, Dia do Bibliotecário, convidamos você a conhecer melhor Maryan, responsável pelo CID e que conta com o apoio de mais uma bibliotecária, três geógrafos, um jornalista, uma historiadora e de uma professora de língua portuguesa, para oferecer a melhor informação aos colaboradores da Editora Moderna. Confira a entrevista:

 

Conte um pouco da sua história, como surgiu o desejo de seguir por esta área profissional?

Eu sou do Nordeste e tinha uma vida muito difícil, inclusive sem acesso a livros. Quando jovem resolvi vir para São Paulo e morar com uma tia. Fui em busca de um emprego e neste primeiro trabalho existia uma biblioteca e eu fui convidada para trabalhar junto com a bibliotecária. Resolvi aceitar e comecei a tomar contato com os livros, e com a convivência diária eu passei a gostar e resolvi estudar biblioteconomia. Naturalmente a vida me levou por este caminho. Até que tive a sorte de ver um anúncio para um estágio na Editora Moderna, me candidatei e estou até hoje aqui.

 

Conte sobre o seu dia a dia no CID, o que mais lhe encanta neste importante trabalho realizado na Editora Moderna?

No geral, as pessoas acham que bibliotecário só trabalha com livro. Nosso segmento é muito amplo, pois trabalhamos com a informação, com a sistematização desta informação independente do suporte da mídia, pode ser livro e objetos digitais. De fato, meu trabalho é rotineiro, é técnico, mas ao mesmo tempo o acervo da Editora Moderna é muito dinâmico. Eu sou uma privilegiada, pois trabalho com a informação, com revistas, livros, e agora com o acervo digital. Mas o que é mais rico são as pessoas, a troca de conhecimento e a oportunidade de aprender com elas é maravilhoso.

 

Como você define o trabalho do Bibliotecário?

O bibliotecário está em diversas áreas, porque ele é um organizador, um disseminador da informação. Mas para você ter acesso a informação, alguém precisa organizar, sistematizar, e é isso que fazemos. Costumo comparar o meu trabalho com o do Jardineiro, pois eu estou cultivando e arrumando esse jardim de conhecimento e informação.

 

Como é a estrutura do CID?

Nossa biblioteca é mista e possui todo o acervo do grupo, incluindo o acervo digital, impresso e histórico, e agora o Portal da Moderna onde nós estamos catalogando os objetos digitais. Possuímos o registro no CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia) e seguimos as normas exigidas. Contamos com uma equipe multidisciplinar, muito focada e detalhista para que não ajam falhas.