Voltar

Escola – lugar de aprendizado e socialização

 

Ontem, 15 de março, foi o Dia da Escola, e hoje homenageamos a escola e seus trabalhadores, pois é lá que fazemos nossos primeiros contatos com o mundo fora de nossas casas.

 

Segundo o Dicionário Aurélio, escola é um estabelecimento de ensino, um conjunto formado pelo professor e pelos discípulos. É o lugar onde os limites são aprendidos, as obrigações são exigidas e os horários, rigorosamente cumpridos.

 

Evoluindo sobre o assunto, o educador Paulo Freire, referência no Brasil por criar um método de alfabetização de adultos, conceitua que a escola é um lugar de se estabelecer vínculos e que deve ser para todos. Exemplo disso, é um poema que ele escreveu com o título de “A Escola” e que exprime seus pensamentos. 

 

“..."Escola é.. o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima...”


A Escola não existe sem a figura do professor, e essa profissão é o exercício de ensinar, de passar adiante todo o conteúdo necessário para uma educação sólida. É por essa importância que o Grupo Santillana desenvolve projetos que auxiliam esses profissionais a promoverem seus trabalhos, que ajudam e incentivam seus alunos, dentro e fora da escola.

 

O Grupo Santillana está sempre atento à educação desse país, ajudando a desenvolver melhores profissionais, com material didático prático e atualizado, para a formação de excelentes cidadãos no futuro.