Voltar

Faça um balanço da sua vida e carreira em 2014

 

No fim do ano é comum que façamos uma retrospectiva de tudo o que aconteceu em nossa vida. Um balanço pessoal e profissional, que nos ajuda a entender porque determinados planos não deram certo, metas não foram atingidas e também de celebrar os objetivos alcançados e obstáculos vencidos.

 

Esse exercício nos ajuda a identificar ganhos, perdas e traçar metas para o ano seguinte. Para realizar esse balanço é importante fazer alguns questionamento para si mesmo: O que fiz de bom? Será que foi um ano produtivo para a minha carreira?

 

Mas não basta fazer perguntas, é preciso encontrar respostas. Para realizar uma análise efetiva da carreira, todo profissional deve identificar onde está e aonde quer chegar.

 

Lembre-se de que o ponto alto de sua carreira não é equivalente ao cargo mais alto que pode alcançar. Mas, sim, o quanto você é feliz e independente. Assim, é importante fazer um balanço tendo como referência seu padrão de vida.

 

Procure avaliar como está seu nível de energia para permanecer fazendo o seu trabalho. Encontre atividades que motivem o seu dia a dia na empresa, e lembre-se: nenhuma profissão ou lugar é bom o bastante para quem não tem propósito!

 

Questione se você tem feito a sua parte. Você deseja contribuir com quais pessoas, empresas ou negócios? Sua vida é a respeito de quê? Seja honesto consigo mesmo ao responder essas perguntas.

 

Identifique como sua jornada de trabalho é dividida e quanto tempo você gasta em cada atividade. Com esses dados em mãos, você poderá avaliar se utiliza a maior parte das suas energias com tarefas que gosta ou com outras que não aprecia.

 

Será que estou gastando mais tempo no trabalho do que deveria? Será que deixei o lazer e a saúde de lado? Como está sua saúde física, mental e emocional? Como anda sua vida amorosa?

 

Questionado, respondido e refletido sobre todas essas perguntas e repostas é hora de estabelecer prioridades para 2015, de listar as ações que conduzirão você a seu objetivo... Mas isso veremos no próximo post do Blog Grupo Santillana, aguarde!