Voltar

Gincana Nutricional: quem perde, ganha!

 

Promovida pela Santillana, em parceria com a Sodexo, aconteceu na Editora Moderna, a Gincana Nutricional: quem perde, ganha!. Sob a coordenação da nutricionista Kelly Ribeiro, a competição saudável foi realizada durante o primeiro semestre de 2014 e teve como objetivo mudar os hábitos alimentares dos colaboradores.

 

A Gincana propôs um divertido programa de reeducação alimentar com duração de seis meses. A meta era reduzir o mínimo de 5% do peso inicial de cada participante. Quanto mais peso proporcional o participante perdesse, mais pontos ele ganhava.

 

Para participar do programa, os profissionais deveriam ser classificados como acima do peso, ou seja, com IMC (Índice de Massa Corporal) de no mínimo 25. Os participantes precisaram seguir algumas regras para não serem desclassificados. Eles não podiam faltar às consultas e aos encontros mensais, onde eram passadas as orientações de como perder peso.

 

“A ideia era que, por meio de uma gincana para estimular novos hábitos alimentares, eles levassem a sério a competição e alcançassem seus objetivos”, conta a nutricionista Kelly.

 

No final, o grande campeão foi o editor da Richmond, Henrique Zanardi. Competitivo e disposto a alcançar seu objetivo, ele frequentou a nutricionista, praticou atividades físicas e reeducou sua alimentação. “Hoje eu tomo mais água, modero a quantidade de alimento e, principalmente, aprendi que posso comer de tudo, basta balancear”.

 

O segundo colocado, Argeu Pereira, profissional de Tecnologia Educacional, mudou o modo de encarar a balança. “O que funcionou foi aceitar a obesidade como uma doença que precisa ser tratada, assim como quem tem miopia e precisa de óculos.”

 

Izabel Fukabori, editora de Literatura, conquistou o terceiro lugar e classifica a Gincana como uma motivação a mais. “A importância da ajuda de um profissional é essencial, porque ele é a base para iniciar um processo de emagrecimento com qualidade, além disso, adquirimos um aprendizado para a vida toda.”

 

Os três primeiros colocados da Gincana ganharam vale-compras de uma loja de artigos esportivos. Todos os participantes aprenderam a ter hábitos mais saudáveis, aprendizado que levarão para a vida toda.