Voltar

Homem x Tecnologia

Homem x Tecnologia

 

A tecnologia melhorou a vida e alterou a forma como o homem se relaciona com a sociedade. Graças a ela, atividades de grande complexidade puderam evoluir e facilitar o dia a dia das empresas. Em contrapartida, muito se especula se, com máquinas cada vez mais eficientes, o homem deixará de ser necessário e será substituído por máquinas.

 

Um estudo produzido pelo Centro de Performance Econômica, da London School of Economics, divulgado em abril, pela Revista Exame, afirma que isso não vai acontecer. Os economistas Georg Graetz e Guy Michaels, que avaliaram 14 setores industriais de 17 países, incluindo o Brasil, entre os anos de 1993 e 2007, identificaram que as horas trabalhadas dos funcionários supriram o volume do mesmo período executado por robôs. Ainda observaram que trabalhadores  substituídos pelas máquinas encontraram novas ocupações dentro das próprias empresas e, em alguns casos, registraram até aumento de salário, mesmo que modesto.

 

Com avaliações positivas assim, as máquinas vieram para ajudar o ser humano no desenvolvimento de muitas tarefas. E pode ainda se beneficiar com a introdução dessas novas tecnologias. É inegável a sua importância para a sociedade e, por isso, o homem deve usá-la com consciência e para o bem de todos!

 

E, na sua percepção, você acredita que a sua função pode ser executada por uma máquina?