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Memória empresarial: Preservar é preciso!

 

Acompanhar a evolução de uma empresa por meio de fotos, artigos, registros, é a missão dos Centros de Memória Corporativa. Mais do que guardar símbolos que traduzam o crescimento, esses espaços são importante canal para o resgate da história empresarial.

 

O Centro de Memória Corporativa pode contribuir para disseminar a cultura e os valores da empresa entre seus funcionários, servir como importante espaço para a gestão do conhecimento; além de ser excelente estratégia de fortalecimento da cultura empresarial para variados públicos.

 

Para isso, a empresa pode investir em dois modelos – físico ou on-line. O modelo físico permite a criação de galerias de fotos que contam a história da empresa, oferta de livros, materiais e registro dos eventos já produzidos, e centros de documentação. Já a memória virtual registra, de forma digital e on-line, vídeos, arquivos, documentários, dentre outros. Para conservar a memória de forma interna, ou externamente, os museus corporativos podem investir em duas áreas: a estratégica e a social. Na estratégica, a empresa beneficia-se de sua história como instrumento de gestão, para aumentar a eficiência nas tomadas de decisão e no planejamento. Já na esfera social, muitos centros têm a função de acolher a comunidade, contribuindo para o processo de aprendizagem, a inclusão social e  consolidação da cidadania.

 

Iniciar e organizar um acervo histórico pode não ser tarefa das mais fáceis, mas o primeiro passo é a empresa reconhecer sua trajetória, identificando quais foram os pontos que a levaram ao sucesso. Em seguida, recolher objetos e documentos históricos. E, por fim, apostar na coleta de depoimentos de atuais e ex-colaboradores, como forma de registrar preciosas histórias e vivências.