Voltar

QUEM SOU EU? Andréa Vega

 

Andréa Vega é formada em Secretariado, tem o Magistério e uma graduação em Pedagogia. Filha dedicada, ela mora com a sua mãe, Josefa Nascimento, que tem 76 anos.

Andréa leva alguns minutos a mais para fazer as atividades do dia a dia. Mas ela não desiste fácil. É uma lutadora e tem uma trajetória que verdadeiramente toca e incentiva todos que trabalham ao seu lado.

 

Aos 9 meses, foi diagnosticada com paralisia cerebral que comprometeu sua coordenação motora, do braço e da perna. Sua família, porém, sempre deu o maior apoio. Superando as expectativas dos médicos, que diziam que ela ia ficar numa cadeira de rodas, começou a andar com um ano e meio. Fez tratamentos na AACD, Lar Escola e SESI, fisioterapia e natação.

 

Ela faz parte dos quase 24% da população brasileira, segundo dados do IBGE, que têm algum tipo de deficiência auditiva, física ou mental.

 

Atualmente, ela é Assistente de Atendimento no Grupo Santillana Brasil e, por onde passa, deixa valores de coragem, determinação e igualdade. Além do seu trabalho no atendimento, a Deia, como é chamada por aqui, ajuda a conduzir um projeto de livros acessíveis.

 

Aos oito anos de idade, ela começou a andar de bicicleta, caiu, quebrou o cotovelo e fez uma cirurgia. Mais tarde, com catorze anos, fez uma cirurgia reparadora na perna esquerda, ficou três meses de cama e tudo correu bem. Há alguns anos, teve um adenoma de hipófise, um tumor, benigno, abaixo do cérebro, mas calma, porque ela é uma supermulher, fez a cirurgia e acordou pedindo café.

 

Da época da escola, Andréa tem um grupo de amigos que estão com ela até hoje. E ainda conta que nunca sofreu bullying. “O que? Se alguém mexesse comigo, eu ficava brava e ia pra cima. Acho que por isso, ninguém mexia comigo”, contou dando risadas.

 

Seu primeiro emprego foi aos dezessete anos, numa escola infantil. Lá, ela foi recepcionista, trocou fraldas, deu banho e fez mais um monte de coisas. Depois, deu aulas para crianças de seis anos, trabalhou como secretária e monitora no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e, antes de vir para a Santillana Brasil, ela teve uma breve passagem pelo Museu de Arte Brasileira.

 

O que costuma fazer nas horas vagas?

“Eu estou num momento mais light, gosto de novelas e seriados, mas o que me dá mais prazer, é sair pra dançar músicas dos anos 80 com os meus amigos”, conclui. Detalhe: ela fez jazz dos catorze aos dezessete anos.


Curiosidades sobre a Andréa:

  1. Livro favorito: Dom Casmurro, Machado de Assis
  2. Música favorita: Vento no Litoral, Legião Urbana
  3. Filme favorito: todos do Harry Potter
  4. Comida favorita: feijoada
  5. Série favorita: Lost
  6. Uma saudade: Nelson Nascimento – seu pai
  7. Andréa por Andréa: uma pessoa abençoada