A importância do trabalho em equipe

A importância do trabalho em equipe

 

As expressões “a união faz a força” e “juntos somos mais fortes” simbolizam de maneira clara a importância do trabalho em equipe, e mais do que isso, transmitem a ideia de que o trabalho em grupo contribui de forma relevante para o alcance dos objetivos com sucesso. Mas, para alguns profissionais, trabalhar em conjunto não é uma das tarefas mais fáceis. Exige renúncia, flexibilidade, predisposição para discutir diferentes assuntos e a capacidade de tratar as informações racionalmente, e ainda saber aceitar diferentes pontos de vista.

 

Há distorções entre o sentido do trabalho em grupo e equipe, que por essência revelam definições bem divergentes, como: trabalho em grupo remete a pessoas que trabalham numa mesma área, mas que não interagem e são individualistas, o que compromete o resultado de todos. Em contra partida, quando se fala em trabalho em equipe, há engajamento e espírito de união, e os resultados podem ser os melhores.

 

Desta forma, para que o trabalho em grupo possa se tornar um trabalho, efetivamente de equipe, é preciso:

 

- estabelecer meta: a equipe precisa definir um objetivo claro a ser cumprido;
- comunicação: deve ser transparente e franca;

- respeito e cooperação: saber da sua importância para a conquista dos resultados.

 

Para que tudo ocorra da melhor maneira e que se conquiste resultados, cada profissional deve se preparar para oferecer o melhor. Naturalmente, alguns confrontos surgirão no caminho, e que devem ser contornados, pois como dizia Henry Ford, “unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”. 

Espaços ideais para uma boa leitura

Espaços ideais para uma boa leitura

 

Sabe-se que a leitura é uma atividade importante ao ser humano, pois seu intelecto e aprendizado dependem disso para adquirir conhecimento ao longo de toda a vida. Porém, não são todas as pessoas que têm o hábito da leitura e acabam se desmotivando muitas vezes pela falta de estímulo, ou ainda, de conhecimento de locais onde a prática da leitura possa se tornar mais prazerosa.

 

Muitas cidades oferecem espaços públicos de incentivo à leitura. Em São Paulo, um exemplo é a Biblioteca Villa-Lobos, que fica dentro do parque com o mesmo nome. Lá, o visitante pode ter uma experiência diferente em leitura, atrelado ao lazer, aprendizado e diversão. Outro programa de referência dentro de parques é o Bosque da Leitura, que atualmente conta com acervos espalhados por 13 parques em São Paulo, entre eles: Ibirapuera, do Carmo e da Luz, do Trote, Anhanguera, com atividades sempre aos domingos, das 10h às 16h.

 

Há também na cidade, o Centro Cultural São Paulo, que conta com uma programação diferenciada: oficinas literárias e de criação de textos; grupos de estudo, palestras e atividades lúdicas para as crianças. Já na cidade de Santos, o leitor pode participar de tendas literárias montadas ao longo da orla da praia.

 

E você, conhece outros lugares que incentivam a leitura? Conte-nos!

Inteligência Emocional: você sabe o que é?

Inteligência Emocional: você sabe o que é?

 

Desenvolver a inteligência emocional não é das tarefas mais simples, mas pode, e deve, ser exercitada, uma vez que as emoções têm o poder de influenciar negativamente ou positivamente no ambiente profissional. O termo ganhou destaque por meio do renomado escritor Daniel Goleman, que escreveu um best-seller sobre o tema, que define como “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
 

O desconhecimento geral sobre o assunto faz com que muitos percam a oportunidade de usar as próprias emoções a seu favor no trabalho. O funcionário pode até ser brilhante do ponto de vista técnico, mas nada garante o seu sucesso se o seu comportamento não contribuir. Desta forma, essa competência, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, ser produtivo em ideias e resultados.

Para isso, o profissional deve estar atento a algumas “situações” que acontecem no seu dia a dia e, a partir de então, propor mudanças de padrões e comportamentos.
 

Confira algumas oportunidades de aprendizado e melhoria:
 

- Resiliência: supere dificuldades e desafios e se fortaleça a partir destas situações adversas;


- Comunicação: desenvolva a comunicação, saiba ouvir e se colocar no momento adequado;


- Flexibilidade: situações de conflito devem ser conduzidas com cautela, sabendo o momento de recuar e avançar;


- Assertividade: coloque-se no lugar do outro, tenha empatia, saiba reconhecer uma situação e propor uma solução satisfatória para todos;


- Autocontrole: observe a sua reação frente a uma questão. Evite nervosismo, tensão ou afobação, respire e canalize essa emoção de forma positiva. 

Atividades de relaxamento influenciam o desempenho profissional

Atividades de relaxamento influenciam o desempenho profissional

 

Para melhorar o desempenho profissional de seus colaboradores, muitas empresas têm investido em ações para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Entre as atividades oferecidas, destacam-se a meditação, ginástica laboral e atividades de relaxamento, que contribuem para o bem-estar físico e mental das pessoas que dedicam a maior parte do seu dia ao trabalho.

 

Pensando nestes benefícios, desde de 2009 a Santillana Brasil oferece aos colaboradores da Matriz em São Paulo e da unidade de Logística, em Guarulhos/SP a ginástica laboral, que acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período da tarde e tem duração de 15 a 20 minutos. Nestes encontros, os professores de educação física contratados, realizam exercícios específicos e direcionados aos membros do corpo que mais sofrem estresse durante o dia de trabalho.

 

Comprovando a eficiência da prática, Fernando Savoia, Editor de Textos de Matemática, enfatiza os benefícios da atividade. “A ginástica laboral não se presta apenas à prevenção de lesões decorrentes do trabalho que desempenhamos. É uma pausa, às vezes negligenciada por nós, que faz com que lembremos que a produtividade de cada um também depende de muitos fatores além de horas e horas de trabalho em frente ao computador”. Outros benefícios ligados a esfera psicológica, além dos citados por Fernando, são: aumento da motivação, alívio de tensões e estresse, descontração, favorecimento nas relações sociais, e trabalho em equipe.

 

 

Outro colaborador que comprovou a eficiência dos exercícios físicos no ambiente de trabalho é o analista fiscal, Daniel Diniz, que afirma ter obtido grandes resultados com a atividade. “A ginástica laboral está me fazendo muito bem e trouxe benefícios, como o alívio das dores nas costas e no pescoço, causadas pelo tempo em frente ao computador.”

 

Os relatos dos colaboradores da Editora Moderna, reforçam os benefícios da prática da ginástica laboral e comprovam que ações como essas contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho.   

Previdência Privada

Previdência Privada

 

A garantia da aposentadoria é uma das expectativas dos trabalhadores, quando alcançarem uma idade avançada ou após um determinado período de contribuição ao INSS. Com o aumento da expectativa de vida, o período de recebimento deste benefício tem se prolongado cada vez mais, tornando necessário um planejamento e reserva financeira para este momento.

 

Dentro desta perspectiva, a previdência privada é um complemento a aposentadoria, através de uma proposta de investimento a longo prazo. Trata-se de uma contribuição mensal e o valor é determinado pelo contribuinte. Além disso, o plano apresenta algumas flexibilidades como, o resgate a qualquer momento do valor investido ou ainda a realização de contribuições esporádicas, sempre que for possível.

 

O resgate pode ser realizado de uma única só vez ou em parcelas, de acordo com o planejamento ou necessidade do contribuinte.

 

Preocupados com o futuro de seus colaboradores, a Santillana Brasil oferece um plano de Previdência Privada, no qual investe junto com o colaborador. Garantindo a assistência, proteção e qualidade de vida após o período de dedicação ao trabalho.