Itens com a tag capacitação .

Uma academia diferente para líderes especiais

 

 

 

Busca constante pela excelência!

 

Este é o foco de trabalho que tem orientado todas as atividades estratégicas e operacionais da Santillana Brasil, um grupo focado na melhoria da qualidade da educação e da cultura no Brasil.

 

Dentro deste espírito, a empresa vem desenvolvendo internamente, há cerca de dois anos, o programa Academia de Líderes. A primeira fase foi dedicada aos diretores e gerentes, que participaram de inúmeras atividades para expandir suas habilidades de liderança sobre equipes de alto desempenho.

 

Agora em 2017 está em andamento a segunda fase do programa, com a participação de supervisores e coordenadores que também vivenciam dinâmicas para desenvolverem ainda mais suas competências como líderes.

 

“Esta ação é essencial para a organização em todos os sentidos: capacita nossos líderes para a auto gestão, que é importantíssima antes de gerir equipes; capacita para a gestão dos nossos recursos humanos, que são fundamentais para o sucesso do nosso trabalho e, finalmente, favorece um ambiente de trabalho diferenciado, com oportunidades de desenvolvimento para todos. Isso atrai novos talentos e retém os internos, a fórmula ideal para entrega dos nossos melhores resultados”, comenta Renata Pires Alecrim, gerente de Recursos Humanos da Santillana no Brasil.

 

Líderes da Santillana Brasil, transformando teoria em prática na Academia de Líderes 2017.

 

A gestão de pessoas é o principal foco. Esta fase foi dividida em seis módulos, onde os participantes são constantemente convidados à reflexão e aplicação prática dos mais modernos conceitos de gestão de liderança.

 

Para Raquel Bortoletto, Coordenadora de Produção de uma das empresas do grupo no Brasil, o UNO Educação, “mais do que no aspecto liderança, estou me definindo como profissional. Depois do que já participei, não abro mão desse aprendizado!”.

 

A Consultoria Estia, que auxilia a desenvolver a Academia de Líderes juntamente com a Diretoria de Recursos Humanos da Santillana Brasil, têm uma forte preocupação em despertar nos participantes o autoconhecimento, antes de avançar para os módulos dedicados à gestão de equipes/pessoas. “Me enxergo em vários exemplos e vejo as falhas que cometo no dia-a-dia sem perceber. Esse programa não terá resultado se eu não estiver aberta à mudança”, afirma Emeli Mara Machado Fontanielo, coordenadora de custos da Santillana Brasil.

 

Ao todo, são 115 líderes participando deste programa, envolvendo todas as áreas da empresa: comercial, editorial e operações.

 

Os efeitos positivos da Academia de Líderes são verificados em todo o Brasil, como atesta Joselito Soares, supervisor Comercial Regional de Pernambuco: “Uma das grandes marcas deste programa é que ele confere a todos os líderes da Santillana muita maturidade gerencial. Já estou colocando em prática algumas ações e quero continuar após o término. Esta é uma super oportunidade de crescimento pessoal e profissional, com benefícios para todos”.

Dominar outro idioma traz o mundo até você

 

Recentemente, o Brasil foi palco de alguns dos maiores eventos esportivos do mundo: Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol, Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos, além de sediar regularmente uma etapa da corrida de Fórmula 1. Em todos eles o fluxo de turistas estrangeiros é enorme e favorece o encontro entre culturas, desde que o seu domínio de outras línguas permita esta interação.

 

Você sabia que o português está entre os dez idiomas mais falados no mundo? Ele ocupa a oitava colocação, com 250 milhões de falantes nativos da língua, incluindo o Brasil e países como Portugal, Angola, Moçambique entre outros.

 

O lado desfavorável desta curiosidade é que o português não é a língua oficial dos negócios, nem está entre as mais importantes. Sem dúvida alguma o inglês, que é falado por 730 milhões de habitantes de países que o utilizam como língua oficial, ocupa o primeiro lugar em importância internacional, apesar do mandarim ser utilizado por 1,3 bilhão de pessoas.

 

A conclusão imediata que se chega diante deste cenário é que o aprendizado de uma segunda língua, para os brasileiros, é mais do que uma alternativa. Tornou-se uma exigência do mercado. E o inglês deve ser a prioridade.

 

Talvez você esteja pensando: “mas eu trabalho em uma empresa nacional. Para que eu preciso falar outro idioma?”. Existem muitos motivos para isso, tanto profissionais, quanto pessoais.

 

Uma boa razão é que você não pode saber até quando ficará no seu emprego atual e, caso venha a sair, falar outros idiomas representará um diferencial muito grande no seu currículo. Uma pesquisa recente mostrou que, em média, o salário de um profissional com fluência na língua inglesa pode ser até 61% maior. A mesma situação para o espanhol pode representar aumento de 38% a 54% no salário.

 

Além disso, praticamente todos os manuais e apostilas de softwares e hardwares utilizados pela empresa são produzidos em inglês. Sendo fluente no idioma, você poderá absorver todas as informações rapidamente, sem necessidade de aguardar a ajuda de algum colega que possa explicar o significado das palavras e o sentido das frases.

 

Do ponto de vista pessoal, você também tem muito a ganhar estudando uma segunda língua. A primeira vantagem é poder se comunicar com o mundo diretamente, sem intermediários, quer seja pelas mídias sociais, ou pessoalmente durante as suas viagens ao exterior.

 

O seu cérebro é exercitado e torna sua memória mais efetiva, ampliando a proteção contra a incidência de algumas doenças, especialmente o Alzheimer, de acordo com pesquisas comprovadas pelo Centro Público de Luxemburgo.

 

A capacidade de concentração também melhora muito, conforme estudos da Universidade de Northwestern, nos EUA, que mostraram que “pessoas bilíngues têm a capacidade de se focar melhor em ambientes agitados e barulhentos, porque têm fortalecidas as áreas do cérebro que são usadas para perceber e diferenciar sons e ruídos”.

 

Você já deve ter percebido que não faltam razões para você dedicar uma parte da sua agenda para aprender novos idiomas ou aperfeiçoar os que você já fala. Você vai desfrutar de benefícios imediatos, como cantar uma música sabendo o que a letra quer dizer, e vantagens a médio prazo, com a ampliação da sua empregabilidade e, quem sabe, do seu salário.

 

Good Luck!

Suerte!

Bon courage!

Academia de Líderes Santillana Brasil

 

Comprometida com o desenvolvimento e a capacitação dos líderes, a Santillana Brasil investiu na Academia de Líderes, como importante instrumento para exercitar, treinar e preparar para a excelência seu time de trabalho. Desenvolvido em parceria com a consultoria Franquality e a equipe de Recursos Humanos do grupo, o programa envolve 98 profissionais que serão preparados para uma alta performance na liderança de suas equipes. Além de referenciais teóricos, o programa de desenvolvimento contará com muitas atividades vivenciais com o objetivo de incentivar os participantes à prática dos conceitos e a fazer a diferença.

 

De acordo com Renata Pires Alecrim, coordenadora de Recursos Humanos da Santillana Brasil, e responsável pela implementação do programa na companhia, a Academia de Líderes é a aposta da empresa para capacitar os líderes para que desempenhem seu papel com mais segurança e domínio. “Acreditamos que nossos líderes possuem um potencial grandioso e sabemos do envolvimento deles com seu papel. Porém, também é responsabilidade da empresa, muní-los de ferramentas e conceitos sobre liderança, para que possam, a cada dia mais, desenvolver suas equipes de maneira efetiva, o que trará resultados incríveis para a empresa. O nosso diferencial está naquilo que nos define: as pessoas. Por isso nosso interesse genuíno de investir nelas”, afirma entusiasmada.

 

Estruturado para estimular os líderes a desenvolverem competências gerenciais, o passo inicial do programa foi a realização de um workshop com a presença de todos os diretores, para definição e alinhamento da cultura da empresa. Em seguida, foram estabelecidos os quatro valores e comportamentos principais para a organização. Já na segunda etapa, foram iniciados os módulos de treinamento, totalizando cinco, ao longo do ano de 2016, que envolverão todos os diretores e gerentes da organização, neste primeiro momento.