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Choque de gerações ou de egos?

 

A situação mais comum é que as empresas mantenham em seus quadros de colaboradores profissionais de diversas faixas etárias. Salvo algumas start ups que são criadas e administradas apenas por jovens da geração Y, todas as demais organizações buscam harmonizar pessoas com longa experiência, com outras recém-chegadas ao mercado de trabalho.

 

Em uma parte dos empreendimentos existe um verdadeiro choque entre as gerações, quase um curto circuito que compromete o bom funcionamento de toda a empresa. E, nestes casos, todos saem perdendo.

 

O convívio entre veteranos, baby boomers, geração X e Y pode ser extremamente produtivo, desde que cada um dos profissionais compartilhe suas melhores práticas com os demais e esteja aberto para acolher os aprendizados que retornarem.

 

Não há segredo nesta prática, mas algumas vezes existe um apego aos conhecimentos pessoais, que passam a ser vistos como os melhores e únicos capazes de solucionar os desafios vivenciados pela empresa.

 

Quem deve assumir o papel fundamental na solução destes conflitos são os gestores, que podem estimular a troca de informações por meio de encontros e vivências, priorizar a comunicação aberta e transparente, motivar por meio de feed backs coletivos e, ainda, criar oportunidades para a participação ativa de todos, com espaços para a manifestação de opiniões e desacordos.

 

A partir destas atitudes dos líderes, em conjunto com a sensatez e a boa vontade dos profissionais, será possível aproveitar o melhor dos pontos de vista divergentes, sem que isto represente conflitos pessoais de interesses que privilegiam o individual em detrimento do coletivo.

 

Por isso a palavra harmonizar é bastante adequada para unir as mais diversas gerações. É como se estivéssemos servindo em uma mesma refeição massas e carnes, que podem perfeitamente ser harmonizadas com um vinho adequado. Todos são diferentes em sua essência, mas convivem na mesma mesa despertando um paladar exclusivo e suprindo a fome dos egos individuais.

Gerações X, Y e Z: quem são?

 

 

Ao falar sobre as gerações X, Y ou Z, especialistas são cautelosos em afirmar qual é a melhor! Mas, entre eles, a unanimidade prevalece quando se trata de saber reconhecer suas potencialidades e claro, utilizá-las a seu favor.

 

Naturalmente, saber lidar com os diferentes perfis de colaboradores, seus anseios, conflitos e desenvolvê-los para que entreguem sempre os melhores resultados, não é tarefa das mais fáceis. Entretanto, as organizações podem ter excelentes resultados, se souberem gerir efetivamente as diferentes gerações; fazê-las trocar experiências; conhecer suas qualidades e competências; respeitar suas diferenças; e unir seus conhecimentos.

 

Por isso, dependendo do tipo de empresa, unir todas pode ser a aposta de sucesso, já em outras, pode-se optar por um modelo único, como ocorre nas startups, que são bom exemplo de setor corporativo que investe na geração Z.

 

 

Para compreender cada geração e aprender a gerenciar os possíveis conflitos, confira algumas dicas:

 

  • Entenda e reconheça os diferentes estilos de trabalho.
  • Incentive o diálogo, para unir experiência com a inovação e criatividade.
  • Valorize o melhor de cada geração, não privilegie nenhum dos lados.
  • Busque pontos comuns, reconhecendo os esforços, o comprometimento e os resultados.
  • Aprenda com as outras gerações, pois cada uma tem algo positivo para transmitir.